Projeto Lene: estrutura do livro

Não, não darei uma aula de Português hoje. Até porque, confesso que não teria capacidade para tanto. Na escola, eu usava mais meu instinto do que as aulas em si. Evidentemente que precisei aprender várias coisas, mas, quando o assunto era interpretação de texto e elementos de linguagem, acabava me saindo bem por conta da quantidade de livros que lia e as fanfictions os textos que já escrevia.

Na verdade, o que quero comentar hoje com vocês é: a estrutura, o tipo de narrativa e, consequentemente, a linguagem que adotei no projeto Lene.

Lene é uma menina “especial”, que mora numa dimensão diferente da nossa e acaba se metendo em confusão ao tentar virar adulta muito rápido.

Levando em consideração que este pretende ser um livro voltado para o público infantil, a linha a ser seguida é mais ou menos como a das fábulas – simples, em discurso direto. Mas não é uma fábula porque não há nenhum animal falando e aprendendo a moral da história.

As maiores inspirações para criar a estrutura do livro foram outros dois livros bastante conhecidos: “O Mágico de Oz” e “O Pequeno Príncipe”. Sim, também acho que é muita pretensão minha usa-los como norte. Porém, como disse, estou falando de estrutura; capítulos, número de páginas e um pouco da forma em que as histórias são escritas.

A ideia inicial era que o projeto Lene tivesse quinze capítulos. Cheguei no nono e estou pensando seriamente em aumenta-lo para vinte e um. Tem que ser um número que possa ser dividido por três, porque a história é dividida em três partes. Quanto aos capítulos, nunca passam de quatro páginas no Word.

Fico por aqui.

Da próxima vez, prometo que revelarei um pouco mais do enredo.

Deixe um comentário

