“Sincronicidade”

Pensei que conseguiria voltar a escrever ontem, mas fracassei. Muita dor de cabeça e enjoo me deixaram de cama praticamente o dia todo. Isso é o que dá ficar quatro dias fora se alimentando mal e tomando muito café. Enfim, agora estou pronta para tocar os projetos para frente e escrever aqui.

Como gosto de começar a semana falando sobre as reflexões da vida, hoje não será diferente. Sem Dalai Lama, porém. Quero falar da sincronicidade das coisas. Aliás, “sincronicidade” aparentemente não está no dicionário de Português (e sublinhado em vermelho pelo Word). Vem de sincronia e sincronicidad, ok? É que eu sou ótima com neologismos em Portunhol e Espantuguês (eu vivo confundindo as “palabras”).

De acordo com o Wikcionário, “sincronia” é o termo usado para a condição de acontecimentos de ocorrência simultânea e relacionados entre si. Visualmente é como uma coreografia de música. “Vividamente”, é a vida.

Pois bem, há duas semanas atrás, quando comecei o “Aspirante a Escritora” entrei em uma dança desconhecida. Ao colocar em prática esse meu sonho de trabalhar nas minhas histórias, o universo começou a conspirar.

Eu realmente acredito naquilo que “O Segredo” prega. O livro e o filme são bem chatos, não se enganem. Só que quando colocamos uma meta clara e focamos nela, parece que tudo começa a se desenhar para alcança-la. E, sim, tenho vários exemplos disso acontecendo comigo, de formas diferentes.

Certo. O que uma meta clara tem a ver com a tal sincronia?

Tudo. A sincronia é o tal desenho que citei no parágrafo anterior. De repente, as pequenas coisas começam a se encaixar e, quando você menos espera, as coisas ao se redor começam a te indicar para o caminho certo. E só é possível enxergar isso se estivermos atentos aos sinais.

Começou com os projetos, depois veio esse blog. Vocês têm noção de quanto me sinto mais viva nessas últimas duas semanas? Estou fazendo o que amo, apesar de ainda não ter a escrita como o meu meio de sobrevivência (espero que isso mude até o meio do ano que vem). Muitas pessoas vêm me apoiando. Os que podem ler, leem. Outros não falam Português, mas continuam me mandando mensagens de incentivo. É muito bom ter isso.

Mas o melhor é quando o Universo começa a mandar os pequenos sinais que comentei. Eu disse antes que comprei um livro, o “De Volta aos Quinze” da Bruna Vieira. Não conhecia nada da autora, apenas entrei na livraria e fui direto (e sem pensar) no local onde estava exposto. Quando olhei para ele, minha intuição me disse “leve-o”. Daí o levei. Durante a viagem, li. E, nele, encontrei vários pontos que se encaixaram com tudo que vem acontecendo nas últimas duas semanas.

“De Volta aos Quinze” é o primeiro livro da série “Meu Primeiro Blog”. Blog, o primeiro ponto. Boa parte do livro se passa em São Paulo. Eu estava São Paulo desde quinta-feira, segundo ponto. A personagem principal, Anita, tem receio de largar a segurança e fazer o que ama de verdade. Por isso estou aqui, terceiro ponto. A lista segue. Vou parar por aqui, senão esse texto vai ficar bem cansativo.

Só sei que, quando acabei de ler a história (que é ótima, aliás), eu só conseguia escutar na minha cabeça “em curso, o caminho está certo”. Meu ânimo para continuar o que estou fazendo triplicou.

Isso é sincronia.

Não é um momento todo especial que está no imaginário das pessoas, tipo o céu se abrindo e um raio caindo na sua cabeça, mostrando todo o futuro a ser percorrido. Bom, na verdade, isso pode até acontecer, mas é raro. Na maioria das vezes a sincronia é sútil, como uma sinfonia que vai tocando ao fundo. Você sente alegria, tristeza, encontra pessoas especiais, escuta grilos cantando, lê livros.

No fim, tudo se encaixa perfeitamente e “sincronizadamente”.

 

Um comentário sobre ““Sincronicidade”

Deixe um comentário

