Projeto Lene: Das viagens ao estilo de escrita

Inspiração não vem do além. Quer dizer, pode até vir. Mas quer maior inspiração do que o mundo a sua volta? Muito mais tátil (e fácil de descrever). E quando saímos da nossa rotina e viajamos? Ah! O horizonte da imaginação se estende. É muito mágico.

Uma vez li em alguma mensagem de facebook que viajar é o único investimento que se paga e acaba te deixando mais rico. Estou falando de nível cultural, por favor. Desconsiderando a bolsa de valores. Estar num novo ambiente, com novos hábitos, novas pessoas e novas experiências.

Na minha descrição ali do lado diz que eu sou do mundo. Sou mesmo. AMO viajar. Minha primeira viagem, foi com um mês de idade. Nasci em novembro e em dezembro já estava na terra de mamãe, o belo Pernambuco. Aliás, por parte de pai, os parentes mais importantes estão no Rio de Janeiro. Viram? Minha condição familiar favoreceu esse amor. Mas só fui para o mundo mesmo, dez anos depois. O primeiro país que conheci foi os Estados Unidos. Daí percebi o quanto precisava de mais.

Sou uma felizarda. Não vou negar. Tive oportunidades e condições de já ter conhecido vários países e regiões do Brasil. Mas esse não é um post para me vangloriar. Repito que amo viajar, mas existe outra forma de viajar e sem precisar ir muito longe. Gostaria de aprender?

É fácil. Seja curioso. A TV e a internet estão aí, recheados de conteúdo sobre o mundo inteiro.  Não se prenda a estereótipos. Eles são importantes e, muitas vezes reais, mas não fique só com eles. Os alemães são super divertidos e receptivos, os americanos podem ser bem inteligentes e sabe a Tailândia? Tem comidas típicas deliciosas e pessoas maravilhosas!

Minha falecida vó Dadinha morria de vontade de desbravar o Brasil. Infelizmente, não conseguiu realizar esse sonho. Mas foi ela que me ensinou a ser curiosa e usar as ferramentas que tinha a minha volta. Ela era daquelas que tinha a TV. Às vezes, ela sabia mais do que qualquer pessoa que tenha visitado determinado estado. A mesma coisa vale para o meu avô Oliveira, por parte de pai. Fale um lugar, ele vai atrás da informação imediatamente.

Entendem o que quero dizer? O negócio é ir atrás.

Até porque, não adianta nada viajar o mundo inteiro se não incluir o espírito da curiosidade. Viajar é incrível, te transforma. Mas você tem que estar aberto para isso. É essa a abertura que vira inspiração.

Tenho usado bastante essa inspiração para escrever o Projeto Lene, que está recebendo uma reformulação da reformulação (Inception). Desisti de deixa-lo como um livro infantil. Agora é infanto-juvenil. Acho que a mensagem que quero passar ficará ainda mais clara e abrangerá um público maior.

Só que percebi uma dificuldadezinha. Acho que sou melhor de diálogo do que de descrição, sabem? Ou será um trauma daquelas cinco páginas descrevendo uma cachoeira no livro “O Tronco do Ipê” de José de Alencar? Enfim, botar no papel o local que visualizo é um desafio. Foi aí que resolvi apelar para o mundo a minha volta.

Tenho resgatado fotos antigas de viagens que fiz. Fico encarando a imagem por um tempo e focalizo no que se destaca. Daí, escrevo. Ainda acho que algumas partes poderiam ser mais detalhadas, mas talvez esse seja o meu estilo, né? Estou descobrindo.

O que já sei sobre o meu estilo, pelo menos, é que escrevo de uma forma falada; do mesmo jeito que está aqui no blog. Eu interajo. Não consigo me abster. Se tento, parece monótono; jornalístico demais (ooooopa). Aliás, uso bastante os parênteses também. Sai naturalmente. Juro que não me forço a nada.

Aiai… esse post já está grande demais e muito doido. Estou metaforicamente “viajando”.

 

 

 

 

Deixe um comentário

