Diarinho: Cavalos, deserto e estrelas; a “sincronicidade” se faz presente

Já disse aqui que acredito na “sincronicidade” das coisas, não é? Pois bem, acho que posso dizer que mais uma vez o universo conspirou e, de repente, lá estava eu no país que considero a minha segunda casa, o Chile. Sério, eu amo aquele lugar de paixão.

Começou assim: estávamos tomando o café da tarde na casa de uma amiga irmã e eu comento que gostaria de conhecer La Serena porque sabia que lá era um centro astronômico e o céu, límpido. O namorado dessa amiga irmã, que é chileno, comentou que já havia estado lá várias vezes e que poderia nos levar. Daí a irmã da amiga (que também é minha amiga, duh) do namorado chileno fala que gostaria de conhecer um local da região que tinha visto nas aulas de Arquitetura. Isso foi em novembro de 2013, se não me engano.

Resultado? No dia 23 de janeiro deste ano, nós quatro partimos numa viagem incrível de seis horas até o Valle del Elqui. Quando eu digo incrível, estou sendo eufêmica porque foi muito, mas muito mais que incrível. Para começar, assistimos ao pôr do Sol no Pacífico. Paramos em um povoado de pescadores, andamos por umas pedras e tivemos a oportunidade de ficar bem na ponta da baia, vendo o espetáculo acontecer.

IMG_6117
pôr do sol em Los Molles

No outro dia, amanhecemos no Elqui Domos. Nos hospedamos lá por dois dias, na verdade. E, adivinhem? Este era o lugar que a amiga arquiteta queria conhecer. No meio do deserto, o frio de noite era de lascar para quem estava dormindo no chão (e com medo da araña rincón). Tinha aquecedor, mas era a gás… Ok. Dava para aguentar.

IMG_6133
Elqui Domos – ali é onde está a recepção
IMG_6281
E aqui é onde eu dormia. Era um iglu parecido com a recepção, só que menor

Aí saímos para andar a cavalo. Cavalo. Sabe quando foi a última vez que montei num? Nem sei ao certo, mas tem mais de quinze anos. Eis que, nas vésperas do ano do Cavalo, a Serpente de terra aqui resolve cavalgar em um. Quando o medo inicial acabou, consegui desfrutar da companhia maravilhosa desse animal e aproveitar a paisagem maravilhosa a minha volta. Ideias lindas para o Projeto Lene. Mais comentários num post futuro.

unnamed
O vale e Guadaña, minha égua!

O dia continuou agitado. Passamos por uma pedra que os Incas e outros índios consideravam sagrada, visitamos uma pisqueria e ficamos super alegres com o danado do Pisco no vilarejo onde Gabriela Mistral, prêmio Nobel da Literatura, nasceu e aproveitamos mais o belo Elqui Domos.

E à noite? Ah! Que noite. Como descrever? Bom, havia um observatório astronômico no hotel. Contratamos um astrônomo. Ele nos guiou e desfrutamos da vista que estava acima de nós. Nesse mundo de conspirações, naquela noite especificamente, a lua não saiu. Sabem o que isso significou? O céu estava em condições perfeitas para ser observado. Tão claro, que parecia que podia tocá-lo.

Do telescópio, vi anãs brancas, anãs vermelhas, as Plêiades, a constelação mais antiga do nosso Universo e até o planeta Júpiter (regente de Sagitário!). Perdi as contas de quantas vezes chorei de emoção e gratidão.

Infelizmente, nenhuma das nossas máquinas conseguiu registrar a magnitude daquele céu. Vai ficar tudo guardado bem na minha memória, o maior álbum de fotos que tenho nesta vida. Procurei na internet e achei uma foto que dá para ter apenas uma pequena ideia do que presenciei.

elqui-domos-architecture-timelapse-by-james-florio-5
Sabe esse céu da foto? O que vi estava pelo menos 3x mais bonito

É isso. Os seis dias restantes foram igualmente bons. Visitei lugares novos, revi antigos. Me diverti, fui roubada (nada grave, não se preocupem). Reencontrei e encontrei pessoas queridas. Foi maravilhoso. E tudo porque quatro corações desejaram estarem juntos no mesmo lugar. Essa tal de “sincronicidade” é sensacional.

Deixe um comentário

