Versionando: 200%

Há exatos dois meses eu estava postando no meu canal do Youtube minha versão de 200% da dupla Akdong Musician, o AKMU. A música, lançada em maio, foi um estouro na Coreia do Sul por trazer uma vibe juvenil e inocente para as paradas saturadas de sensualidade. Na mesma época, o naufrágio de Sewol ainda assombrava o país. Devido a quantidade jovens mortos no acidente, 200% virou uma espécie de hino de alegria em meio de tanta tristeza.

Com razão. A música é uma candura só. Conta a história do amor adolescente, aquele mesmo que todos nós algum dia já experimentamos. Tudo é florido e belo quando ele vem. Infelizmente, nem sempre é correspondido. Ainda assim é divertido, não é?  Confiram a tradução da primeira parte:

Quando eu olho para você, o amor e instinto em meu coração
Me dizem para me apressar e me confessar a você
Todos os concorrentes que te cercam
Sim, eu sou um soldado para você
Antes de eu lançar meu doce hortelã
Cavalheiro, você aqueceu os ceus lábios? ( sim, completamente)
Kanjang kongjang kongjangjang equals kan kongjangjang (Sim, estou pronto)

O som do vento que me acorda de manhã faz harmonia
O luar escurecendo, o deixe ir. O amadurecimento dos sonhos de romance (Boa noite)
Hey baby, está chegando um novo dia, este é um novo sentimento
Hey, o que está errado, é comum estar apaixonado, isso é, isso é…

Deve ser A.MO.R 200% de certeza disso
Eu te quero muito, realmente muito
Sério, eu gosto de você e a vermelhidão no meu rosto prova isso

Para ver o resto, clique aqui.

Bom, “versionar” a letra foi um desafio. Não pelo sentimento que precisava ser passado. Até onde eu saiba, o primeiro amor afeta o ser humano da mesma forma em qualquer lugar do mundo. Não. O problema maior que enfrentei foi o da métrica extremamente irregular. Isso sem contar um certo trava-línguas coreano:

Kanjang kongjang kongjangjang equals kan kongjangjang” 

Pesquisando, descobri que a maravilha acima é recitada como exercício de dicção para cantores, atores e jornalistas. Solução: Um, dois, três, testando já. Um, dois, três, testei.

Passando a fase da adaptação, contei com a ajuda do querido Lucas Albuquerque para me apoiar tanto na mixagem, quanto no dueto. O resultado ficou perfeito. Acho que nós faríamos uma ótima dupla nacional!

Um comentário sobre “Versionando: 200%

Deixe um comentário

