Projeto Parede Branca: Revisões Finalizadas

Eu poderia ter demorado menos tempo, mas me enrolei. Mesmo assim, é com grande orgulho que vos anuncio: A fase de revisão foi concluída com êxito. Neste post falarei do como o processo se deu, em três partes:

Revisão 1

A primeira releitura após o término do livro foi a mais demorada porque praticamente toda a revisão ortográfica aconteceu aqui. Além disso, identifiquei pequenos problemas e furos da narrativa. Anotei num papel para que não me esquecesse das futuras correções. Não me atentei a detalhes estéticos, deixei para a segunda parte.

Lista da Revisão 2
Lista da Revisão 2

Revisão 2

Na segunda releitura, quase não li!

Primeiramente, arrumei o recuo de algumas falas. Depois, eliminei as “puladas” de linha que eu insistia em colocar entre parágrafos (herança dos meus tempos de fanfiction.net) e troquei a fonte Cambria para Times New Roman. O engraçado é que, de 293 páginas, passou-se para 229! Fiquei um pouco tristonha, mas desapeguei.

Daí tive que fazer outras padronizações – as das falas da vó Fatinha. Como quis expressar o sotaque dela de goiana, meio que inventei algumas palavras. Só que eu não sabia como deixar isso claro… acabei optando por este estilo ‘palavra’. Palavras estrangeiras ficaram em negrito. Já as em inglês que a mãe da Mariana não entendia, ficaram  como “uordis”.

Outro impasse que enfrentei foi o de citação de marcas conhecidas. Lugares daqui de Brasília e nomes de colégio, deixei como são (apesar de que o Joana D’Arc, colégio da Mariana, é invenção minha). O mesmo valeu para celulares (lê-se iPhone). Porém as demais franquias e revistas, resolvi fazer uma brincadeirinha que sempre vi nos quadrinhos da Turma da Mônica – fiz versões. Aí vão alguns exemplos:

Revista FOCO – Revista ENFOQUE (revista da alta sociedade de Brasília)

Cultura Inglesa – Cultura Britânica (escola de idiomas famosa pelo Brasil)

Smart Fitness – Gym Fit (rede de academias espalhada por toda a capital)

As demais marcas, generalizei ou deixe implícito. Tipo um programa famoso que passa nas noites de domingo (Dá pra concluir que é o Fantástico).

Por fim, precisei verificar a diferença de idade entre o Lucas e a Mariana; incluir o aniversário do Lucas na trama porque é importante para o próximo livro e calcular corretamente quando teria sido a briga da Mariana com o Ian.

Revisão 3

A últimas parte foi a causa da minha demora. Aqui, revisei tudo gramaticalmente de novo e ainda averiguei os feedbacks dados pelas minhas amigas Luisa, Maira e Jacqueline (estes foram dados anteriormente). Eu pretendia botar as observações delas aqui, mas me toquei que acabaria revelando alguns momentos cruciais do livro. Sendo assim, darei apenas uma visão geral do que acabei mudando ou acrescentando:

– As primeiras descrições do Lucas mudaram. Simplesmente, o personagem do início não parecia com o do meio e do fim. Em vez de um pentelho, ele ganhou uma faceta “geek” e introspectiva. Ele ainda continua enchendo a paciência da Mariana algumas vezes, no entanto;

– A linha do tempo da Lara estava uma bagunça, então a consertei. A grande modificação é que, em vez da Inglaterra, no passado ela viveu nos EUA. O pai dela também virou americano;

– Alguns pequenos gostos do Ian também foram modificados;

– Preocupei-me um pouco mais em descrever a aparência dos personagens e dos locais. Ainda não é a coisa mais detalhada do mundo, mas creio que melhorei. É que sempre que eu tentava florear as descrições, percebia que não combinava muito com o meu estilo. Prefiro deixar impressões e priorizar diálogos.

E agora?

Seguindo os passos de um vídeo da Babi Dewet que já apareceu aqui no blog, chega a hora de fazer  a minha “carta de apresentação”, imprimir o livro e também transformá-lo em PDF. Estou super ansiosa. E vocês?

Deixe um comentário

