Registro de livro na Biblioteca Nacional

Seguindo o conselho de várias pessoas e até da Babi Dewet, registrei o meu livro na Biblioteca Nacional. Oh Yeah! A Parede Branca do Meu Quarto será meu e só meu. Direitos Autorais, baby! Mal posso esperar para receber o meu certificado de registro dentre 90 dias. E você? Gostou da ideia? Quer fazer o mesmo com as suas histórias, suas músicas ou desenhos? Neste post resumirei os passos para tanto.

Levando em consideração que a sua obra está pronta, estes são os passos que você deve tomar:

1 – Imprima uma cópia com as páginas enumeradas. Depois, rubrique-as;

2 – Tire duas cópias, uma de um documento com RG e CPF e outra de um comprovante de residência;

3 – Entre na página da Biblioteca Nacional, imprima o formulário de registro e averbação e preencha-o;

4 – Gere o boleto de GRU com o valor do procedimento almejado e pague-o;

5 – Leve tudo para o Escritório de Direitos Autorais (Rua da Imprensa,16, 12º andar, Centro 20030-120 RJ) ou a um Posto Estadual.

Minha Experiência 

IMG_8992
Comprovante de registro. O certificado chegará na minha casa em 90 dias!

Em Brasília há um posto para registro, mas está fechado para reformas (previsão de reabrir só em Março). Como estou de férias e tenho familiares no Rio de Janeiro, resolvi fazer uma viagem. Desembarquei no Santos Dumont e fui andando até o escritório (20 minutos de caminhada). Chegando lá, não peguei nenhuma fila. Entreguei a papelada no balcão, recebi o canhoto aí do lado e pronto, o registro estava feito.

Confesso que esperava uma super emoção com esse feito nesta vida de escritora que pretendo levar, mas foi tão rápido que nem deu tempo para sentir nada. Quer dizer, só fome. Era hora do almoço.

Se pretende fazer o mesmo e ir ao Rio, sugiro que ainda dê uma passada na Biblioteca Nacional. É uma passeio muito bacana mesmo. As salas abertas ao pública são incríveis, assim como os livros e tratados em exposição. Infelizmente não cheguei a tempo para a visita guiada. Tudo bem. É um pretexto para voltar, no futuro.

Deixe um comentário

