O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder

O “Mundo de Sofia” é um livro que está na prateleira da minha casa desde que eu me entendo por gente. Só fui saber mais detalhes sobre ele, no entanto, quando a professora de Filosofia da 8a série insistiu que devíamos lê-lo. Folheei o primeiro capítulo, não me interessei até porque tudo que eu lia nessa época era mangá. Anos depois, em 2014, eu estava escrevendo “A Parede Branca do Meu Quarto” e o personagem Lucas aparece com um exemplar da história de Sofia num determinado momento. Eu não sei o porquê de ter citado logo este livro. Provavelmente foi intuição.  Assim, logo veio a ideia fixa na minha cabeça: Se o Lucas leu o livro, eu devo fazer o mesmo.

Resumindo a obra: A norueguesa Sofia está prestes a completar 15 anos de idade quando começa a receber cartas e encomendas misteriosas. Ela começa, então, estudar a história da filosofia e vê o mundo a sua volta mudar.

Esta é a edição que continua na prateleira do escritório
Esta é a edição que continua na prateleira do escritório

Daí eu li. Podia ter terminado em uma semana tranquilamente, mas não quis. O curso de filosofia de Albert e Sofia não merecia a isso. A cada capítulo, precisava de tempo para que a informação assentasse. O ritmo só começou a acelerar nos dez capítulos finais porque, primeiro, a curiosidade para saber o final estava me matando e, segundo, eu já tinha um pouco de conhecimento sobre os filósofos do século XX. Quando a última página foi terminada pensei: não há vazio, mas ainda há muito a ser pensado. QUE LIVRO FANTÁSTICO! Entrou na minha lista de favoritos.

E sabe o que acho mais fantástico nisso tudo? O senhor Gaarder explicar e instigar o leitor de uma maneira fácil e ilustrativa. A filosofia é inerente ao homem, mas às vezes nos esquecemos disso ou então não conseguimos entender obras de linguagem mais rebuscada. A filosofia é acessível a todos!

Sempre tive um tombo por essa área do conhecimento humano. Até já comentei aqui que cheguei a cursar 5 semestres de Sociologia na universidade. Antes eu achava interessante, mas não tinha paciência de estudar. Hoje, mais madura, creio que teria concluído o curso e me dedicado muito mais. Porém, não podemos voltar ao passado, né? Quem sabe mais para frente eu retome os estudos? Tudo é possível.

Nota: 6/5

Um comentário sobre “O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder

Deixe um comentário

