Comentário Skoob: Livros 8, 9, 10 e 11 de 2015

De repente fui bombardeada com informações sobre a série de livros da Kiera Cass,  “A Seleção” (é esse o nome? Confesso que não sei). Li os três primeiros livros de uma vez. O quarto, em três dias da semana seguinte.

A trilogia original
A trilogia original

A Seleção

4/5

Num novo Estados Unidos chamado Illéa predomina o sistema de castas – a Um é da família real e a Sete, dos párias. A personagem principal, America Singer, pertence à Cinco (a dos artistas) e vê sua vida mudar quando entra na Seleção, um reality show onde 35 meninas do país disputam o coração do príncipe Maxon. De início, ela só queria esquecer o antigo amor, Aspen da casta Seis, e ajudar a família com o dinheiro que recebia por estar participando do concurso. Só que a relação como príncipe se aprofunda e os sentimentos dela começam a mudar.

De início achei essa história muito bagunçada e meio machista, mas ela cresceu dentro de mim. Todos os personagens me cativaram. E o enredo é bem construído o que me fez relevar a ideia de  um bando de meninas atrás de um menino. Tudo é questão de contexto!

A Elite

3/5

De repente não há mais 35 garotas, apenas seis. E essas Seis são chamadas de Elite. Competição acirrada e o coração de America fica ainda mais dividido, já que Aspen agora é um guarda do palácio.

A dinâmica Aspen-America-Maxon é boa, mas chega a ser enjoada de tanto jogo que existe entre os três. Perdeu pontos aí. Por outro lado, o livro apresenta melhor as outras concorrentes da Seleção e a situação política de Illéa, que não está nada boa.

A Escolha

4/5

America finalmente faz a sua escolha e chega a vez do príncipe Maxon fazer a dele. Enquanto a Seleção continua, os grupos rebeldes atacam e a popularidade de America despenca.

Gostei bastante do livro por mostrar mais as questões sociais das castas e da monarquia. Há também os bastidores do jogo do poder; no fim, Maxon não é tão poderoso e não tem a liberdade que todos esperam de um príncipe. É uma desconstrução do paradigma da “realeza”. Mesmo que não se aprofunde muito, é legal saber que as meninas estão lendo isso e podem concluir que nem tudo se resolve com o príncipe encantado. O final é um tanto previsível, mas não tira o mérito da história.

o quarto e penúltimo livro da série
o quarto e penúltimo livro da série

A Herdeira

5/5

Daí Maxon e America tiveram quatro filhos. Na linha de sucessão, Eadlyn é a próxima rainha (ela nasceu oito minutos antes do irmão gêmeo, Ahren). O sistema de castas começa a ser dissolvido e, para variar, nem todo mundo está satisfeito com isso. Numa tentativa de acalmar os ânimos do povo, uma nova Seleção é arranjada. Dessa vez 35 rapazes disputarão o coração da princesa Eadlyn e ela está disposta a aterrorizar a vida dos concorrentes.

Meu primeiro pensamento ao ler a sinopse do livro foi: Ah não… Por que a menina não pode governar sozinha? O que há de errado nisso? E que diabos de ideia “pão e circo” é essa de distrair a população com um reality show? Só que tudo é uma questão de contexto. A autora soube apresentar isso muito bem, então deixei quieto. Principalmente porque, apesar de as situações da trilogia original se repetirem, Eadlyn é muito diferente de America. Aliás, Eadlyn lembra demais a Mariana em várias passagens. E isso transforma a narrativa: A Seleção para Eadlyn é mais uma jornada de auto-descobrimento. Ela recebe vários feedbacks, toma decisões, reflete sobre as atitudes. Mal posso esperar pela continuação porque as falas de Ahren no final do livro prometem mudanças para a futura rainha de Illéa.

Anúncios

Um comentário sobre “Comentário Skoob: Livros 8, 9, 10 e 11 de 2015

  1. Sempre vejo esses livros nas livrarias, mas me recusei a começar a ler séries novas antes de conseguir terminar algumas que comecei. Né? Dinheiro não nasce em árvore, infelizmente. XD. Até porque nos últimos anos eu estava mais voltada aos livros “realistas”, fugi um pouco das utopias, distopias, fantasias e lendo autoras infanto-juvenis Brasileiras. XD
    Bem, mas agora que sei do que se trata talvez coloque na minha lista de compras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s