Comentário Skoob: Quadrinhos e o meu primeiro livro em alemão! (19 e 20)

Às vezes eu simplesmente enjoo de tanto ler. #falei

É sério! Há fases que estou num gás que devoro uma história atrás da outra. Daí a estamina acaba e não tem quem me faça ler qualquer encadernado. Sentindo que este momento estava pra começar, bolei uma estratégia: mudar o tipo de leitura. Fiz o que? Fui atrás de graphic novels!

Não gosto muito de HQs americanas apesar de me considerar marvete, mas adoro aquelas histórias fechadinhas e incríveis que chamamos simplesmente de quadrinhos. Fazia tempo que não lia nenhum, então peguei logo quatro exemplares.

FullSizeRender-4

O chinês americano – Gene Luen Yang

5/5

Que obra INCRÍVEL!!! Fazia um bom tempo que queria ler e no final me perguntei o porquê de ter demorado tanto. São três histórias paralelas que vão se desenvolvendo alternadamente. A primeira é sobre o Rei Macaco (Alô, Dragon Ball!); a segunda é do Jin, um sino-americano que não consegue se entrosar na nova escola por ser um dos únicos orientais; e a última é a vida de Danny, um típico americano que sempre tem a vida virada de cabeça para baixo quando o primo Chin-Kee vai passar as férias com ele, nos EUA. Contando assim, parece algo bobo. Porém as três mostram aspectos da cultura chinesa e do preconceito humano, de uma maneira super leve e ao mesmo tempo profunda. Todo mundo deveria ler!

Fahrenheint 451 – Ray Bradbury e Tim Hamilton

3.5/5

A graphic novel é uma adaptação do livro homônimo de Ray Bradbury. Num universo distópico, os livros foram proibidos! Para eliminá-los, os novos bombeiros os queimam. Dá pra acreditar? O protagonista, Guy Montag, é um desses bombeiros e começa a questionar a profissão e a sociedade (que só assiste TV) depois de várias conversas com sua vizinha, Clarisse. Adorei a história e estou louca pelo romance original. Essa edição é muito bem desenhada e desenvolvida, mas tive a sensação que muitos detalhes foram suprimidos por Tom Hamilton.

Laços – Vitor e Lu Cafaggi

5/5

Floquinho sumiu! A turma da Mônica, então, se junta para encontrá-lo a qualquer custo. Este é o resumo da história. Simples não? Não! Não há nada de simplista na obra. Os traços, o desenvolvimentos, os diálogos; tudo foi minimamente pensado. O resultado é algo tão bonito, mas tão bonito, que só lendo você poderá entender o que estou falando.

Kaputt – Curzio Malaparte e Guazzeli

3/5

Outra adaptação de livro do mesmo nome. Diferentemente de Fahrenheint, não fiquei com muita vontade de ler o original. “Kaputt” significa “quebrado” em alemão. E é isso que vemos em toda narrativa: sociedades e humanos quebrados, cruéis. Misto de realidade e ficção, Malaparte escreveu o livro em segredo enquanto cobria a II Guerra Mundial por um jornal italiano. Os capítulos tem nomes de animais, a disposição gráfica é perturbante. Apesar de não querer mais saber da história, reconheço a importância do relato.

4B56696D677C7C33333931303930377C7C434F50Sport ist Mord – sei lá quem é o autor

EU LI UM LIVRO EM ALEMÃO! Com um dicionário do lado, consegui suprir o vocabulário que me falta. Mas o legal é reconhecer que já entendo as construções, sabe? A história não é nenhuma obra prima, mas me surpreendeu. Em vez de ser algo bobo pra analfabetos da língua como eu, é uma trama de suspense! Ricardo Schimidt é um jovem germano-brasileiro que chega em Hamburgo para tentar a carreira de jogador de futebol profissional. Mal ele imaginava que se envolveria com um técnico maluco e um fisioterapeuta italiano que  contrabandeia suplementos ilegalmente da Colômbia. Não, não estou brincando! É isso mesmo que você leu. Ficou chocado, né?

Bom, apesar de considerar quadrinhos literatura sim, decidi que a meta de leitura é só para livros tradicionais. Até porque, do contrário, os inúmeros mangás que leio e releio entrariam aqui e eu já teria acabado com o desafio. Como também não posso desmerecer a leitura, as quatro graphic novels entraram como o “livro 19”. O livro alemão com figuras é o número 20. Faltam quatro!

Um comentário sobre “Comentário Skoob: Quadrinhos e o meu primeiro livro em alemão! (19 e 20)

Deixe um comentário

