Comentário Skoob: Trilogia Anômalos (21,22,23)

Como comentar esta trilogia que mal conheço, mas já considero pacas?

barbara-morais

OK. Eu menti. Conheço bem a história porque não só a li, como também fui a sessão de autógrafos da autora, Bárbara Morais, e tirei a maioria das minhas dúvidas.

Imaginem que o mundo se dividiu em duas nações, a União e o Império. Elas estão em guerra há não sei quantos anos, mas em ambas podemos encontrar os “anômalos”, humanos que desenvolveram algum tipo de mutação. Sybil Varuna, a personagem principal, se descobre como anômala após ser a única sobrevivente de um naufrágio. Assim, ela vê a vida mudar completamente: Antes refugiada de guerra, agora cidadã de Pandora – uma cidade especial para pessoas como ela. Sua nova vida tinha tudo para ser perfeita, mas os ventos tomam um caminho diferente quando é chamada para uma missão numa ilha inimiga. O que ela presencia lá faz com que seu mundo vire de ponta cabeça de novo. Só que Sybil não vai descansar até que consiga resolver a situação dos anômalos, do país e das pessoas que ama.

Quem agradece sou eu!
Quem agradece sou eu!

Eu sou uma ex-quase-socióloga (tranquei o curso no 5o semestre), então adoro histórias de ficção científica. De cara gostei da trama anômala porque me remeteu aos tão aclamados X-men. Há a questão das minorias, luta de classes e direitos civis. Enquanto lemos algumas passagens de tirar o fôlego, podemos refletir sobre a nossa sociedade também. 10!

Quanto aos personagens, senti alguns problemas de desenvolvimento. Não na Sybil – ela é bem concreta nos três livros. Aconteceu mais com as pessoas à volta dela. Ou talvez eu seja a chata da análise de personalidades, por isso não citarei nomes. Já o meu troféu de favorito vai para Hassam. No pódio ainda aparecem Andrei e Rubi. Se tiver montado um pódio também, trate de postá-lo nos comentários.

Nota final: 4,5/5

Deixe um comentário

