Lidos de Março/2016

Li tanto este mês que estou de ressaca! Só não reclamo mais porque estou determinada a mudar meus hábitos de leitura (para melhor).

Começando com o Laila e o mundo das ideias da Raquel Mieko. Assim que vi o livro no Instagram, fiquei louca para comprá-lo. Motivo: abordagem filosófica. Raquel narra a história de Laila, uma menina curiosa com uma personalidade bipolar, que levava sua vida comum até conhecer Martin em seus sonhos. A partir das discussões entre os dois (e o amor que surge entre eles), o mundo da filosofia grega é mostrado e Laila se torna mais crítica com o mundo real. Foi uma leitura interessante, mas admito que pode não ser palatável para todos.

Já a Revolução dos bichos do George Orwell deve agradar gregos e troianos. Esse livro é o típico caso de que estudei, mas nunca li de fato. Eu sabia do que se tratava, mas não tinha ideia do quão bom o tema era tratado. O contexto: II Guerra Mundial. Crítica: o governo ditatorial de Stálin. Resultado: uma fábula onde animais se revoltam contra os humanos, instalam as próprias regras e, no final, agem como humanos. É a análise perfeita de qualquer construção de ditadura. MARAVILHOSO.

Daí veio o Literatura por Mulheres e eu soube que a minha próxima leitura seria Mariposa da Patrícia Baikal. Gente, que escrita maravilhosa e fluída ela tem. A trama gira em torno do senador Nícolas que tenta denunciar um esquema de corrupção do governo e acaba pondo a vida em risco. A sorte dele é que conta com a Mariposa, uma espécie de super heroína mascarada e misteriosa que sempre o salva nas horas mais perigosas. É impressionante o quanto a história é atual, apesar do clima ser um tanto fantasioso. Recomendo.

Para não deixar meu lado otakinha de lado, terminei a série Limit da mangaka Keiko Suenobu. Infelizmente a premissa do mangá era melhor do que a história em si. Quando li o primeiro volume, achei que seria algo mais macabro e assustador. Afinal, houve um acidente com um ônibus escolar e, a princípio, apenas cinco meninas sobreviveram. Uma delas, Morishige, sofria bullying de outras duas. Numa das primeiras aparições  parece que ela orquestrou todo o acidente graças a um pacto das cartas de tarot (acho) que ela tanto insiste em jogar. Porém, a história vai tomando outro rumo e passa se enfocar mais na sobrevivência e nos desafios íntimos de cada um. O final é bonitinho, não vou mentir. Só que eu queria SANGUE!

Então veio O sol é para todos da Harper Lee. Vou já dizer que ele entrou direto na minha lista de livros favoritos de todos os tempos. Que história incrível, bem escrita e atemporal! Na época da Grande Depressão, somos apresentados à rotina que a menina Scout leva numa cidade interiorana do sul dos EUA. Sua vida ganha novas nuances quando o pai, o advogado Atticus, aceita defender um rapaz negro acusado de estuprar uma jovem branca. Assim, Scout começa a explorar e a perceber a realidade humana, os preconceitos e a moral de cada um. Emocionante, maravilhoso, genial. Acho que deveria ser obrigatório discuti-lo em todas as escolas do mundo.

Para fechar o post, no fim do mês mergulhei na duologia Vivian contra o apocalipse e Vivian contra a América da Katie Coyle. Não sei como a série tem média 3.9 no Skoob porque achei o enredo sensacional. Imaginem viver num país em que uma religião severa e tosca tomou conta de tudo: da política, dos meios de consumo e de comunicação. O que fazer quando um arrebatamento de escolhidos acontece e os seus pais crentes somem da face da Terra? Pois é, foi o que sucedeu com a protagonista. Ela tinha tudo para se desesperar completamente, mas algumas pistas indicam que tudo não passa de uma armação. Com ajuda da melhor amiga, seu crush e uma crente meio esquisita, eles resolvem atravessar os EUA em busca de respostas. Apesar de às vezes achar a Vivian muito boba e  imatura, a senti muito humana também. Porém, para mim, os livros são muito mais a trama e a crítica social do que os personagens. O jeito que a Igreja Americana é abordada é muito divertido e… real. Eu realmente gostei da duologia e estou indicando para todo mundo.

Deixe um comentário

